Visite o site da Confederação Brasileira de Fotografia e Cinema
Fundado em 1939
FOTO CINE CLUBE BANDEIRANTE
Conheça o site da FIAP
 
Declarado de utilidade pública estadual pela lei 839 de 14 de novembro de 1950
Cursos
Associe-se
Informativos
História
Exposições
Artigos
Tabelas de Revelação
Fotoclubes pelo Brasil
Descontos p/ sócios
Área dos sócios
FCBPress
Passeios Fotográficos
Concursos e Salões
Serviços
Eventos
Diretoria
Professores
Fale conosco
Central de atendimento

Entre em contato com a central de atendimento no caso de dúvidas sobre os cursos.

(11) 3214-4234

 

 

Exposições 2006

EXPOSIÇÕES NO FCCB - 1º SEMESTRE DE 2006

Abril / Junho

O contraluz na Escola Paulista - José Yalenti

Homenagem a um dos ícones do movimento fotoclubista brasileiro, e aniversário de 67 anos do Foto Cine Clube Bandeirante

Dia 28/04 - 20 horas

No século 20, seguindo as diversas mudanças que ocorreram no campo da cultura, a fotografia alinhou-se a essas mudanças.
Tratava-se principalmente da renovação da estética pictorialista, colocando na fotografia um novo projeto, contemporâneo , ligado a arte modernista. A fotografia queria libertar-se dos condicionamentos impostos pelo equipamento fotográfico.
A fotografia deixaria , a partir dos experimentalismos, a forma clássica de composição da imagem. Predominam luzes e sombras , cujo valor reside na beleza harmoniosa da composição.
A busca de uma visão pessoal, intuitiva, mesmo dentro de um ambiente ainda conservador, a atuação desses pioneiros materializou-se em pequenas mudanças que resultariam em uma nova experiência modernista.


Mestre em contraluz , José Yalenti incorpora a geometrização dos motivos, iniciando uma tendencia que se tornaria referencia no Foto Cine Clube Bandeirante , a fotografia arquitetonica.
A intenção de explorar as potencialidades da luz , levou-o ao abondono dos preceitos clássicos de iluminacão . No contraluz ocorre a quebra da unidade da cena, deixando evidente a interferencia do fotógrafo em sua execução.
José Yalenti , membro fundador do Foto Cine Clube Bandeirante junto a outros 32 pioneiros do Fotoclubismo Paulista, foi membro ativo do fotoclube por 28 anos, sendo membro do Conselho Deliberativo do clube desde sua fundação, e um grande artista fotografico, portador dos títulos honorificos da FIAP (excelence FIAP) .
No Bandeirante , ensinou , divulgou, orientou novos autores e estava sempre presente onde fosse solicitado.
Yalenti faleceu em 04 de maio de 1967, deixando como todo grande artista , um vasto trabalho fotográfico e inúmeros amigos dentro e fora do Bandeirante, além de ser um dos grandes autores e divulgadores do Fotoclubismo Mundial.
"A partir de José Yalenti iniciou-se uma ruptura na fotografia bandeirante. O contraluz e a geometrização abriram um campo ilimitado de possibilidades. O que parecia uma simples experiencia formal resultou em uma intensa atividade questiondora, levada a cabo por inúmeros fotógrafos. " Do Livro "A Fotografia Moderna no Brasil "de Helouise Costa e Renato Rodrigues.
(Texto composto com ajuda do livro "A fotografia Moderna no Brasil "de Helouise Costa e Renato Rodrigues e do Boletim Foto Cine nº 157 de Abril/Junho de 1967)

Término da exposição 08/07


Março / Abril

A Visão Poética da Mulher no Bandeirante - Homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Dia 08/03 - as 20 horas

O Dia Internacional da Mulher – 08 de março – é uma data comemorada pelos grupos feministas ao redor do mundo e, também, pelas Nações Unidas, celebrada em muitos países com um feriado nacional.

FCCB orgulhosamente celebra esta data com esta Exposição Fotográfica do Dia Internacional da Mulher – 2006 não, apenas,apresentando retratos de "personalidades", mas, também, de "mulheres comuns", de fotógrafos associados ao Bandeirante em décadas passadas e alguns fotógrafos estrangeiros.

International Women's Day (8 March) is an occasion marked by women's groups around the world, and this date is also commemorated at the United Nations and is designated in many countries as a national holiday.

FOTO CINE CLUBE BANDEIRANTE - FCCB proudly celebrates this date with this 2006 International Women’s day photographic exhibition, displaying not only personalities’ portraits but ordinary women as well, by Brazilian FCCB members.

Término da exposição : 20/04/2006


 

Veja informações da exposição Janeiro / Março - SP452 - clique aqui

Veja exposições de anos anteriores - clique aqui

 

Lista de Discussão

O clube dispôe de uma lista de discussão para todos os interessados. A lista é um dos meios de comunicação com outros fotógrafos onde , poderá trocar informações diversas.

INSCREVA-SE JÁ NA FCCB LIST
Powered by br.groups.yahoo.com

Ou clique aqui para inscrever-se

Central de Atendimento - FCCB
Qualquer informação sobre o funcionamento do FCCB, cursos, associação : atendimento@fotoclub.art.br

 

Design e construção - Webmaster
História FCCB

. Um dos clube mais antigos do Brasil

Conheca a história do FCCB um dos mais premiados e antigos clubes de fotografia do Brasil.

clique aqui

 

 

Destaques

. Passeios Fotográficos

Veja os passeios já organizados pelo clube e os próximos que virão.

clique aqui