Fundado em 1939
FOTO CINE CLUBE BANDEIRANTE
Visite o site da Confederação Brasileira de Fotografia e Cinema
 
Declarado de utilidade pública estadual pela lei 839 de 14 de novembro de 1950
Cursos
Associe-se
Informativos
História
Exposições
Artigos
Tabelas de Revelação
Fotoclubes pelo Brasil
Descontos p/ sócios
Área dos sócios
FCBPress
Passeios Fotográficos
Concursos e Salões
Serviços
Eventos
Diretoria
Professores
Fale conosco
Central de atendimento

Entre em contato com a central de atendimento no caso de dúvidas sobre os cursos.

(11) 3214-4234

 

atendimento@fotoclub.art.br

 

 

FCCB do Arquivo a Rede

 

Informações do site masp.art.br

Mais informações clique aqui

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand abre em 26 de novembro a exposição Foto Cine Clube Bandeirante: do arquivo à rede, com curadoria de Rosângela Rennó, curadora-adjunta de fotografia no MASP. A exposição acontece de 27 de novembro de 2015 a 20 de março de 2016, no primeiro andar.

A exposição apresentará 279 obras de 85 artistas, todos ex-integrantes do fotoclube mais influente na cidade de São Paulo, ainda em atividade desde sua fundação em 1939. As imagens retratam os anos de formação do Foto Cine Clube Bandeirante (FCCB), tornando possível conhecer a fase inicial da produção de fotógrafos que viriam a ser conhecidos como expoentes da fotografia moderna, como Thomas Farkas e German Lorca. 

Como diz o próprio título, duas noções fundamentais norteiam a exposição: a de arquivo e de rede. Arquivoé aquilo que se constituiu no último e atual endereço do Foto Cine Clube Bandeirante, na Rua Augusta, do qual um conjunto de 275  fotografias foi destinado ao MASP, em comodato, em 2014. A coleção no MASP foi pensada como “arquivo”, já que cada fotografia é, de fato, um documento complexo, pois guarda no seu verso o histórico de seu percurso pelos vários salões fotográficos, ou melhor, a prova de que ela fez ou ainda faz parte de uma vasta, prolífica e duradoura redede intercâmbio de informação e imagem. Dentro desse arquivo fotográfico, em particular, o verso das imagens se torna tão relevante quanto as imagens propriamente ditas, e a exposição, por isso, contempla a frente e o verso das fotografias. 

Dessa forma, ressaltando o aspecto da rede, as fotografias são organizadas cronologicamente a partir da data da sua primeira participação em um salão fotográfico. Além das fotografias, a exposição apresentará a lista de salões fotográficos, dos anos 1940 aos anos 1980, trechos escolhidos sobre estética fotográfica extraídos dos boletins publicados pelo FCCB, e um mapa com as localidades por onde as fotografias dos membros do foto clube passaram, exemplificando bem a ideia da rede. Assim, a exposição é resultado de uma vasta pesquisa dentro do próprio arquivo de fotos do FCCB, dos boletins e dos catálogos dos salões organizados pelo próprio foto clube.

Lista de artistas participantes
Abilio Martins Castro Filho, Ademar Manarini, Alberto Juan Martinez, Alberto Siuffi, Aldo A. de Souza Lima, Alfio Trovato, Antônio Ferreira Filho, Antonio da Silva Victor, Apollo Silveira, Armando de Moraes Barros, Arnaldo M. Florence, Aron Feldman, Asterio Rocha, Barbara Mors, Berel Bin, Camillo Joan, Carlos Comelli, Carlos Frederico Latorre, Casimiro P. Melo, Cassio Leme Maciel, Cyro A. Cardoso, Claudio H. Feliciano, Claudio Pugliese, Cláudio Sitrângulo, Dulce Carneiro, Eijiryo Sato, Eduardo Ayrosa, Eduardo Enfeldt, Eduardo Salvatore, Emil Issa, Francisco Albuquerque, Frederico Mielenhaussen, Frederico S. Camargo, Fredi. S. Kleemann, José Galdão, Galliano Calliera, Gaspar Gasparian, George Radó, Geraldo de Barros, German Lorca, Gertrudes Altschul, Henri E. Laurent, Hildebrando T. de Freitas, Ilson Antônio Arrebola, Iracy Ando, Ivo Ferreira da Silva, Jacob Polacow, Jean Lecocq, Jerzy Reichmann, João Bizarro Nave Filho, João Minharro, osé A. Vergareche, José Mauro Pontes, José Oiticica Filho, José Yalenti, Julio Agostinelli, Kazuo Kawahara, Madalena Schwartz, Marcel Giró, Mário Fiori, Masatoki Otsuka, Menha S. Polacow, Nair Sgterengi, Nelson Kojranski, Nelson Peterlini, Oswaldo Willy Fehr, Palmira Giró, Paulo Minervini, Paulo Pires da Silva, Paulo Roberto Vital, Paulo Suzuki Hide, Raul Chamma, Raul Eitelberg, Roberto Marconato, Roberto Yoshida, Rubens Teixeira Scavone, Ludovico Evaristo, Sergio Trevellin, Tadeu J. Cruz, Takashi Kumagai, Thomaz Farkas, Tuffy Kanji, Valêncio de Barros, Wolfgang Hohenlohe.

Sobre a curadora-adjunta Rosângela Rennó
Rosângela Rennó é artista e curadora-adjunta de fotografia do MASP. É formada em artes plásticas pela Escola Guignard, e em arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais; doutora em artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Vive e trabalha no Rio de Janeiro, tendo realizado várias exposições individuais em museus e instituições de arte, incluindo o Museu de Arte da Pampulha (Belo Horizonte); Museum of Contemporary Art (Los Angeles, EUA); Centro Atlántico de Arte Moderno (CAAM) (Las Palmas de Gran Canária); Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal); e Centro Municipal de Fotografia (CMDF) (Montevidéu, Uruguai). Já participou de diversas coletivas e bienais de arte contemporânea como as 22ª e 29ª edições da Bienal de São Paulo, 1995 e 2010; Prospect.1 New Orleans (EUA), 2008; e 12ª Bienal de Istambul (Turquia), 2011.

Mais informações clique aqui

 

Lista de Discussão

O clube dispôe de uma lista de discussão para todos os interessados. A lista é um dos meios de comunicação com outros fotógrafos onde , poderá trocar informações diversas.

INSCREVA-SE JÁ NA FCCB LIST
Powered by br.groups.yahoo.com

Ou clique aqui para inscrever-se

Central de Atendimento - FCCB
Qualquer informação sobre o funcionamento do FCCB, cursos, associação : atendimento@fotoclub.art.br

 

Design e construção - Webmaster
História FCCB

. Um dos clube mais antigos do Brasil

Conheca a história do FCCB um dos mais premiados e antigos clubes de fotografia do Brasil.

clique aqui

 

 

Destaques

. Passeios Fotográficos

Veja os passeios já organizados pelo clube e os próximos que virão.

clique aqui