Fundado em 1939
FOTO CINE CLUBE BANDEIRANTE
Visite o site da Confederação Brasileira de Fotografia e Cinema
 
Declarado de utilidade pública estadual pela lei 839 de 14 de novembro de 1950
Cursos
Associe-se
Informativos
História
Exposições
Artigos
Tabelas de Revelação
Fotoclubes pelo Brasil
Descontos p/ sócios
Área dos sócios
FCBPress
Passeios Fotográficos
Concursos e Salões
Serviços
Eventos
Diretoria
Professores
Fale conosco
FCCB 64 anos

Cursos

Veja a relação de cursos ministrados pelo Foto Cine Clube Bandeirante e inscreva-se.

(11) 3214 4234

clique aqui

 

 

História Foto Cine Clube Bandeirante

Foto Cine Clube Bandeirante - história* 


Crítica fotográfica no Boletim do Foto-Cine Clube Bandeirante, 1948-1953 por Vanessa Sobrino

Livro: A Fotografia Moderna no Brasil - Helouise Costa e Renato Rodrigues

O livro de Helouise Costa e Renato Rodrigues conta um período da história do Bandeirante, a chamada "Escola Paulista" das décadas de 40 a 60.

 

Livro: Bandeirante 70 anos de história na fotografia - Raul Feitosa

Livro lançado em 2013 sobre a história do Foto Cine Clube Bandeirante, desde as reuniões para fundação, as glórias, presidencia de Salvatore, os anos dificeis e a retomada nos anos 2000. Um livro para se conhecer a história do mais tradicional foto clube brasileiro, visto por dentro, em uma pesquisa aprofundado do Raul Feitosa.

 


Quer ver fotos sobre a sede do FCCB - Clique aqui

 

História : BANDEIRANTE 70 ANOS (2009)

Em 2009 o Foto Cine Clube Bandeirante completou 70 anos de existência ! Com uma grande exposição de seu acervo no Centro Cultural São Paulo.

Exposição que aconteceu no Centro Cultural SP - clique

Presidente da Confoto sobre os 70 anos do FCCB - clique

Eventos dos últimos anos - clique

 

- A fotografia vista como arte

Em São Paulo , a primeira tentativa de organização de um clube fotográfico ocorreu em 1926.A "Sociedade Paulista de Photographia (Imagem Boletim Foto Cine 1959)",entretanto , não durou muito ; extinguiu-se em 1929 , após a realização de sua primeira exposição pública , tais as dificuldades encontradas para se manter. Chegara a editar também uma ótima revista: "Sombras e Luzes". Mas , ainda não havia ambiente para a fotografia - arte. Poucos acreditavam nela e os críticos de arte não a admitiam como tal. 

Somente 10 anos depois destacados aficionados paulistanos voltaram a pensar em nova sociedade. Eles costumavam reunir-se na "Photo-Dominadora " ,uma loja de artigos fotográficos na Rua São Bento , de propriedade de Antônio Gomes de Oliveira e Lourival Bastos Cordeiro, eles próprios adiantados praticantes da fotografia. Um desses freqüentadores era José Medina , que pelas ondas da P.R.K.9 - Radio Difusora, mantinha um programa diário sobre fotografia - "Instantâneos no Ar"- no qual dava conselhos , anunciava as novidades, comentava as fotos enviadas por ouvintes e promovia concursos. Nas reuniões vespertinas na "loja do Gomes ",esse aficionados mostravam e discutiam suas fotos e experiências , as câmaras , objetivas , etc...Até que um dia ,não se sabe de quem partiu a idéia ,decidiram fundar um novo foto-clube. Abriram-se listas de adesões e ao atingir o número considerado mínimo necessário -50 aderentes - convocou-se a Assembléia Geral de Fundação , para a noite de 28 de Abril de 1939, no salão do Portugal Clube , no Edifício Martinelli , gentilmente cedido. 

Foto da fundação:  28 de Abril de 1939 (acervo FCCB)

Compareceram e assinaram a ata de fundação 32: Antônio Gomes de Oliveira,José Donatti,Eugênio Fonseca Filho, Benedito J. Duarte ,Alfredo Penteado Filho, Waldomiro Moretti,Luiz F.Lima,Victor Caccurri Jr. ,José Medina,Lourival Bastos Cordeiro, Jorge Backer,Eduardo de S.Thiago, Júlio S.Toledo, Joaquim R. Borges, Simon Kessel, José Louzada F. Camargo, Jorge Siqueira Silva, Francisco B.M.Ferreira, Edgar Flacquer, Antonio Ferrero, José A. Vergareche, João A. Giuzio, Mário Caccurri, Aldo Dacomo, Dyano Castanho, José M.Francisco, Waldomiro Ract, José V.E.Yalenti ,Gelmindo Poltronieri e Jorge Bittar

Os estatutos foram aprovados , e nas primeiras horas do dia 29 nasceu o Foto Clube Bandeirante, denominação sugerida, conforme alguns, por José Donati e inspirada nos antigos desbravadores do Brasil, pois previa-se que a novel entidade também deveria desbravar um terreno artistico-cultural ainda inóspito. Em seguida elegeu-se a primeira Diretoria: Presidente, Alfredo Penteado Filho; Vice - Presidente Benedito J.Duarte;1º Secretário, José Donati;2º Secretário , Victor Caccurri Jr.; 1º Tesoureiro , Wladomiro Moretti;2º Tesoureiro, Luís F.Lima; Diretor Técnico, José Medina ;Diretor de publicidade , Eugenio Fonseca Filho e Diretor de Excursões, José V.E. Yalenti. O "Conselho de Fundadores" ficou constituido por Antônio Gomes de Oliveira , Lourival Bastos Cordeiro, Jorge Backer, Eduardo de S. Thiago, Júlio de Toledo ,Francisco B.M.Ferreira, Joaquim R.Borges, Edgar Flacquer , José Louzada F. Camargo e Jorge Siqueira Silva. Nos dias seguintes, os demais assinantes da lista de adesões confirmaram sua inscrição. 

E o clube iniciou suas atividades , instalando sua sede em três salas alugadas ali mesmo , no 22º andar do Edifício Martinelli , por 700$000 ( Setecentos Mil reis) mensais. Os propósitos eram generosos e a vontade férrea em não deixar que ressurgissem os problemas que fizeram perecer a entidade anterior. Já a nove de Julho de 1939 o Clube realizou sua primeira excursão fotográfica , à localidade de Guararema , e o seu primeiro concurso interno , com fotos colhidas durante o passeio. 

Excursão a Gararema 1939

 

Foram vencedores desse primeiro concurso: 1º lugar, Randolfo Homem de Mello( "Pereiras");2º lugar, Lourival Bastos Cordeiro (Faina Diária) e em 3º lugar, José V.E. Yalenti ( Outono) . 
As dificuldades não se fizeram esperar e bastante sérias: o mundo se convulsionou na Segunda Grande Guerra Mundial. As conseqüências logo se fizeram sentir: além das restrições à importação de material fotográfico - a industria nacional era ainda incipiente - a própria prática da fotografia foi proibida em muitos lugares. Temeu-se pelo futuro do clube. Mas os bandeirantes desta vez não se deixaram vencer. Em setembro de 1939 o Conselho de Fundadores assumiu a direção do clube e tomou várias medidas administrativas , entre elas a mudança da sede para outro local, menor. Em fevereiro de 1940 o clube transferiu-se para duas pequenas salas ,à Rua São Bento,357 1º andar , prédio em cujo pavimento térreo estava a loja Fotótica .Mesmo assim , não poucas vezes , o aluguel e as demais despesas eram pagos por meio de coletas entre os dirigentes e outros associados mais dedicados... Nesse mesmo mês , assembléia extraordinária elegeu nova diretoria: Presidente , Francisco B.M.Ferreira; Vice -presidente , Victor Caccurri Jr. ; 1º secretário, José Louzada F. Camargo; 2º Secretário, Randolfo Homem de Mello;1º Tesoureiro, Frederico Sommer Jr.;2º Tesoureiro Luis F. Lima;Diretor Técnico,José Medina; Diretor de Publicidade,Eugenio Woods Lacerda e Diretor de Excursões , José V.E.Yalenti. Coube-lhe a ingente tarefa de manter o clube em atividade.

 
  

Foto: Excursão a Ribeirão Pires - 1942

Salão Internacional de Arte Fotográfica

continuar >

 

 

 

Central de Atendimento - FCCB
Qualquer informação sobre o funcionamento do FCCB, cursos, associação : atendimento@fotoclub.art.br

  Design e construção - Webmaster

 

Destaques

. Estatuto Social

Se você planeja abrir seu próprio Foto Clube ou Grupo fotográfico, conheça o Estatuto Social do FCCB para saber como proceder.

clique aqui