Fundado em 1939
FOTO CINE CLUBE BANDEIRANTE
Visite o site da Confederação Brasileira de Fotografia e Cinema
 
Declarado de utilidade pública estadual pela lei 839 de 14 de novembro de 1950
Cursos
Associe-se
Informativos
História
Exposições
Artigos
Tabelas de Revelação
Fotoclubes pelo Brasil
Descontos p/ sócios
Área dos sócios
FCBPress
Passeios Fotográficos
Concursos e Salões
Serviços
Eventos
Diretoria
Professores
Fale conosco
Central de atendimento

Entre em contato com a central de atendimento no caso de dúvidas sobre os cursos.

(11) 3214-4234

atendimento@fotoclub.art.br

 

 

Eduardo Salvatore

São Paulo, 27 de Novembro de 2006.

Caros amigos , membros da listas e fotoclubes,

Sobre Sr. Eduardo Salvatore:


Hoje foi o Sepultamento de um dos fundadores do FCCB (faleceu ontem domingo aos 92 anos) e com certeza o principal responsável pela existência do FCCB até hoje.

Conheci o Sr. Eduardo Salvatore em 1996 durante uma das reuniões do Conselho do clube que tratava da venda do casarão da Aclimação (sede do clube por quase 50 anos) e a compra de um novo imóvel (que conhecem hoje na Augusta) , com o intuito de sanar as dívidas da época.

Eu era um novato no clube , tinha entrado a pouco mais de 6 meses e me impressionava o respeito que todos tinham por ele, mesmo muitos sendo praticamente da mesma idade que ele.

Ele sabia sempre colocar as palavras certas, nos momentos certos. Nunca o vi nervoso. Parecia que sempre sabia de antemão os resultados das reuniões (talvez por sua experiência de 47 anos como presidente da Diretoria do FCCB e por mais de 30 anos como Presidente da Confederação de Clubes) e sempre tinha o apoio da maioria em suas decisões.

Durante os períodos de intensas brigas no FCCB, sempre esteve a frente das situações sabendo conversar com as pessoas certas e sempre ajudando a resolver todos os problemas possíveis. Não deixava dúvidas pendentes.

Lembro que quando o conheci , ele já tinha 82 anos, sua vitalidade era impressionante.

Por diversas vezes fomos ao seu escritório na Brigadeirao Luis Antonio , na maioria das vezes eu e o Raul e sempre comentavamos no elevador, quantas gerações devem ter passado por aqueles corredores com as mesmas perguntas.

Durante todo o período que foi possível nos ajudou dando idéias, contatos, ou mesmo usando sua presença como fator de ajuda ao clube.

Não entendia sua fixação com a entidade. Em 2000 o levamos (aos 86 anos) a uma reunião da Confederação Brasileira de Fotografia em Santos, onde soubemos pela primeira vez da sua importância para o movimento Fotoclubista. Diversos diretores de Fotoclubes (entre eles o presidente atual da Confederação Sidney Saut) estavam presentes , fotoclubes com mais de 40,50 anos de existência e todos ressaltaram a importância de poder participar de uma reunião da Confederação de clubes com a presença do Sr. Salvatore, podendo ouvir suas idéias.

Naquele ano estavamos começando a reerguer o FCCB e ele esteve presente em todas as exposições fotográficas que fizemos , sempre dando seu apoio ao nosso trabalho.

Além de trabalhar muito , ainda sabia reconhecer o trabalho daqueles que estavam a sua volta.

Não tenho como expressar sentimento de vazio com a morte do Salvatore. Em todos momentos dificeis que passamos pelo clube nos últimos 10 anos (os 10 anos que eu estou aqui) e por muitos outros momentos, mesmo antes de eu nascer, Salvatore nunca deixou que seu sonho e de outros 31 fundadores dessa associação morresse. Ele foi até o último momento. Lembro de longas conversas telefônicas sobre como melhorar as atividades do clube. Sempre tinha idéias.
A última vez que conversamos(ao vivo não por fone) foi a uns 9 meses. Eu e o Raul estivemos em seu escritório, para conversar e colocá-lo em dia com os acontecimentos do clube. Ele sempre muito atento nos ouviu e depois fomos embora . São os momentos que vou guardar sobre essa figura que é uma lenda aqui no clube e com certeza também dentro dos clubes mais antigos ligados a Confederação.

Agradeço poder tê-lo conhecido . Ele foi mais que um amigo para nós do Bandeirante, para muitos um segundo pai.

Que suas idéias sobre o Fotoclubismo, a Confederação e o FCCB sejam divulgadas a todos os novatos, para que saibam que esse pioneiro, junto com o grupo que ele deve ter encontrado hoje, foram as pessoas que traçaram os rumos da Fotografia Artística Brasileira nos últimos 60 anos. Meus respeitos a familia , meu de de todos aqueles que puderam um dia ter seus corações e mentes tocados por Eduardo Salvatore.


José Luiz Pedro
Presidente - Foto Cine Clube Bandeirante
Diretor da Confederação Brasileira de Fotografia
http://www.fotoclub.art.br
Fundado em 1939

Exposição em 2004 - Eduardo Salvatore no MIS-SP - clique aqui

Lista de Discussão

O clube dispôe de uma lista de discussão para todos os interessados. A lista é um dos meios de comunicação com outros fotógrafos onde , poderá trocar informações diversas.

INSCREVA-SE JÁ NA FCCB LIST
Powered by br.groups.yahoo.com

Ou clique aqui para inscrever-se

Central de Atendimento - FCCB
Qualquer informação sobre o funcionamento do FCCB, cursos, associação : atendimento@fotoclub.art.br

 

Design e construção - Webmaster
História FCCB

. Um dos clube mais antigos do Brasil

Conheca a história do FCCB um dos mais premiados e antigos clubes de fotografia do Brasil.

clique aqui

 

 

Destaques

. Passeios Fotográficos

Veja os passeios já organizados pelo clube e os próximos que virão.

clique aqui